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COMO A SUA ALIMENTAÇÃO PODE RETARDAR A MENOPAUSA

A menopausa é uma fase importante na vida da mulher, indicando o fim do ciclo reprodutivo, com a redução do estrogênio. Estudos mostraram a associação entre idade precoce na menopausa natural e menor densidade óssea, osteoporose e depressão. Algumas outras pesquisas apontam aumento do risco de doenças cardiovasculares e coronárias. Em contrapartida, uma menopausa tardia tem sido ligada a um maior risco para a cânceres de mama, ovário e endométrio.

Um estudo publicado recentemente no Journal of Epidemiology and Community Health afirma que uma dieta rica em peixe e vegetais poderia “atrasar” o início da menopausa. Foram analisados a saúde e o comportamento de mulheres entre 40 e 65 anos, no período de quatro anos. A alta ingestão de peixes oleosos foi associada a um “atraso” na menopausa de aproximadamente 3 anos, e a alta ingestão de leguminosas frescas foi relacionada ao início tardio deste fenômeno natural da mulher, após cerca de 1 ano. Uma maior ingestão de vitamina B6 e zinco também foi associada ao atraso do início da menopausa.

Você já ouviu a famosa frase “Somos o que comemos”? A afirmação é verdadeira e mostra a importância dos alimentos para a nossa saúde. Uma alimentação mal balanceada pode provocar inúmeros problemas de saúde e doenças.

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