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CUIDE BEM DO SEU INTESTINO COM DIETA SAUDÁVEL, PREBIÓTICOS E PROBIÓTICOS

Como foi dito nos posts anteriores, a disbiose intestinal (alteração da flora bacteriana) contribui para doenças e inflamação subclínica. A alimentação correta é fundamental para manter a microbiota sã, contribuindo para a micronutrição do organismo e para a competência do sistema imune. Resumindo: evite alimentos processados, embalados, frituras, fast food, açucarados. Opte por alimentos frescos, muito hortifruti, leguminosas, oleaginosas, proteínas e gorduras saudáveis. Simples assim.
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Prebióticos e probióticos (chamados de simbióticos) combatem as bactérias patogênicas e também estimulam, modulam e regulam a resposta imune, ativando genes específicos dentro e fora do trato intestinal. Prebióticos são constituídos pelas fibras presentes em frutas, folhas, legumes, leguminosas e cereais, como feijão, grão de bico, ervilha, aveia, banana, berries, alcachofra, aspargo, alho, cebola, alho-poró, chicória. Estas fibras são fermentadas e digeridas por bactérias intestinais, produzindo um ácido graxo de cadeia curta chamado butirato, com potente ação anti-inflamatória no cólon.
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Probióticos estão presentes em alimentos fermentados, ricos em bactérias benéficas como, por exemplo, lactobacilos e bifidobactérias. Iogurte feito em casa, kefir, kombucha, jun tea, kimchi, chucrute e outros fermentados fornecem boas doses de probióticos. Se o seu cardápio não contém simbióticos, é essencial fazer uso de suplementos com pre e probióticos, sempre lembrando que cápsulas ajudam, mas nada substitui uma boa alimentação!

  • Dr. Tamara Mazaracki 

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